Como fazer um curativo para queimadura?

curativo para queimadura

Certamente, lidar com queimaduras não é das tarefas mais fáceis, porém, manter a calma para conseguir fazer um curativo para queimadura, é fundamental.

Para isso, é imprescindível saber quais as atitudes mais indicadas para prestar os primeiros socorros e ainda quais os tipos de curativos ideais para queimadura. Assim sendo, as chances de que o paciente fique com marcas e manchas na pele diminui significativamente.

Com a finalidade de esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre curativo para queimadura, elaboramos esse post para deixarmos tudo mais claro.

Então, faça bom proveito da leitura desse artigo.

Principais tipos de queimaduras

Antes de falarmos sobre como fazer um curativo para queimadura, você precisa saber algumas informações importantes.

Normalmente causadas por agentes externos, o calor principalmente, as queimaduras podem atingir de forma superficial a pele, mas podem implicar ainda músculos e ossos.

Embora o calor seja o principal agente causador das queimaduras, elas também podem ser ocasionadas pelo frio, alguns produtos químicos, eletricidade e radiações.

Confira agora os tipos de queimadura.

  • 1º grau: com aspecto avermelhado, dolorosa e causando calor no local, essa lesão atinge apenas a camada superficial da pele; 
  • 2º grau superficiais:  aparecimento de bolhas e dor mais intensa;
  • 2º grau profundas: nesse estágio as bolhas são brancas e secas, além de menos dolorosas que as de 2º grau superficiais.
  • 3º grau: mesmo atingindo todas as camadas da pele, não causam dor, já que os nervos são destruídos. Pela possibilidade de atingir os músculos, podem causar deformidades graves.

Feitas as apresentações dos tipos de queimadura, está na hora de saber como fazer curativo para queimadura.

Tipos mais comuns de curativos para queimadura

Antes de mais nada, saber quais são os tipos de curativos disponíveis, bem como sua funcionalidade é de extrema importância.

  • Curativo passivo: protege a ferida;
  • Bioativos: estimula a cicatrização;
  • Curativos abertos: deixa a ferida exposta;
  • Oclusivos secos: usados para proteger a ferida, esses curativos são fechados e secos.
  • Oclusivos úmidos: embora fechados, são umedecidos com soro fisiológico, pomadas, cremes, ou alguma outra solução prescrita. 
  • Oclusivos compressivos:  curativos fechados que tem a função de comprimir a ferida, seja com bandagens ou cintas elásticas.
  • Interativos: além de ajudar no controle ambiental da ferida, auxilia a restauração do tecido.

Dentre os curativos citados, os mais utilizados são os interativos (hidrocoloides, hidrogéis, espumas, filmes e alginatos de cálcio).

No entanto, aqui o foco serão aqueles específicos para os curativos para queimadura: o hidrogel e o curativo de espuma.

Curativo Hidrogel

A composição do hidrogel conta com a mistura de água com demais compostos como glicerina ou aloe vera, proporcionando umidade a uma ferida seca. Ou seja, além de contribuir para a cicatrização, promove uma sensação de frescor, oferecendo maior alívio para a pessoa.

Existem duas versões do hidrogel, uma pode ser aquela já em formato de curativo, pronto para o uso. Já a outra, como pomadas. Nesse caso, para fazer o curativo, o gel deve ser aplicado em uma gaze para que a ferida seja coberta.

Contudo, o hidrogel é recomendável para queimaduras leves e de radiação, além das feridas secas e dos ferimentos com tecido de granulação.

Esse tipo de curativo pode ser renovado a cada quatro dias ou conforme a prescrição médica.

Curativos de espuma

Constituído normalmente de poliuretano semipermeável, o curativo de espuma possui uma área de contato não aderente, que permite a entrada de vapor de água, porém sem bactérias. Essa característica facilita sua remoção e consequentemente não causa mais dor e possíveis traumas à pele ferida.

Outro detalhe importante nos curativos de espuma é a presença de ativos como prata, silicone e ibuprofeno, sendo cada um deles indicado para diferentes tipos de ferida.

  • Ibuprofeno: ideal para redução da dor da ferida, como o Biatain;
  • Prata: controlar infecções, como o Biatain AG;
  • Silicone: cicatrização de feridas exsudativas, com o Biatain Silicone.  

São ideais para casos leves de queimadura, assim como de escoriações e cortes, feridas nos locais de traqueostomia ou gastrostomia.

Cada curativo de espuma pode durar até 7 dias, dependendo de uma avaliação mais precisa de um profissional da saúde.

Como agir na hora de fazer o curativo para queimadura

Embora os procedimentos básicos sejam comuns a todos os graus de queimadura, existem diferenças importantes em cada tipo de curativo para queimadura.

Queimadura de 1º grau

  • Lavar o local com água e sabão por pelo menos 5 minutos, assim que acontecer o acidente, para que a pele seja limpa, resfriada e livre de micro-organismos;
  • É recomendável fazer compressas frias e aplicar hidrante corporal para manter a pele hidratada, durante as primeiras horas;
  • Em caso de dor, tomar um analgésico.

Queimadura de 2º grau superficial

  • Além de lavar por mais de 10 minutos, evitar o romper as bolhas, a menos que seja com auxílio médico, para evitar riscos de infecção;
  • Normalmente, esse tipo de curativo para queimadura utiliza sulfadiazina de prata ou nitrato de cério;
  • O local afetado deve ser enfaixado de maneira bastante cuidadosa   com uma atadura.  

Queimadura de 2º grau profunda e de 3º grau

Por serem mais complexos, esses casos normalmente exigem internação hospitalar. Visto que ocorrências como desequilíbrio dos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio e desidratação podem ocorrer.

Em casos mais graves, ainda pode haver a necessidade da retirada de tecidos necrosados, bem como a realização de limpeza e enxertos.

Fique sempre atento!

Pode ser que uma hora ou outra você tenha que lidar com curativo para queimadura. Mesmo que essa não seja uma função de todos os profissionais de saúde, nunca se sabe quando esses conhecimentos serão postos à prova.

Bem como para aquelas pessoas que possuem responsabilidades com o outro, seja o cônjuge, filhos, irmãos, uma pessoa idosa ou quem quer que seja que esteja sob seus cuidados e que estão passiveis a acidentes que levem à uma queimadura.

Na Maconequi você irá encontrar tudo que precisa para realizar um curativo para queimadura, acesse hoje mesmo o site e conheça todos os produtos disponíveis.

Este blog busca democratizar o conhecimento sobre feridas e os melhores curativos para tratá-las. Desde machucados corriqueiros até os mais graves. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.