Como tirar manchas da pele causadas por feridas?

como tirar manchas da pele causadas por feridas | protetor solar evita manchas na pele

Já falamos aqui sobre os tipos de feridas na pele e de como é importante saber identificá-los para um tratamento mais eficiente. Porém, mesmo quando tratadas de forma correta, as feridas podem causar manchas desagradáveis. E para que você resolva esse problema vamos de mostrar como tirar manchas da pele causadas por feridas.

Confira!!

As feridas na pele

Ferida na pele é qualquer situação cuja integridade cutânea seja prejudicada em decorrência de acidentes, traumas, doenças ou cirurgias. 

Algumas feridas de pele trazem dor, incômodo, dificultam as atividades básicas do dia a dia, bem como deixam o organismo suscetível à ação de fatores de risco que podem causar infecções..

Alguns tipos de feridas na pele podem ser de difícil cicatrização, deixando manchas na pele. 

As manchas da pele

As manchas escuras que surgem na pele podem ser causadas por vários fatores. Exposição solar, alterações hormonais, acne e feridas na pele podem deixar manchas desagradáveis. 

A hiperpigmentação pós-inflamatória é um tipo de mancha escura que surge após lesões na pele e, por isso, são muito muito comuns nas regiões do corpo que sofreram queimaduras, acne, catapora e que tiveram feridas de difícil cicatrização ou que não foram corretamente tratadas. 

Como tirar manchas da pele causadas por feridas

As manchas da pele causadas por feridas precisam ser tratadas por um médico dermatologista, só ele poderá indicar e iniciar o tratamento adequado. 

Geralmente, quando se trata de uma mancha mais clara, é realizado um peeling superficial. Porém, as manchas mais escuras só podem ser clareadas com cremes despigmentantes ou com um peeling químico, de acordo as características da mancha e da pele do paciente.

Esse tipo de peeling irá remover a camada superficial e intermédia da pele, fazendo surgir uma nova, livre das manchas de feridas.

Entre as substâncias utilizadas no tratamento das manchas podemos citar: 

  • Hidroquinona;
  • Ácido glicólico;
  • Ácido retinóico;
  • Ácido kójico;
  • Ácido fítico. 

O dermatologista pode indicar ainda, em casos mais graves, o uso de terapia com laser. 

Cuidados para evitar as manchas de pele causadas por feridas

Para evitar manchas da pele causadas por feridas é importante tomar alguns cuidados:

  • Usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e dentro de casa;
  • Não mexer nas feridas, pois isso atrapalha a cicatrização;
  • Seguir todas as recomendações médicas com relação ao tratamento das feridas;
  • Manter as feridas sempre limpas e com os curativos adequados.

E por falar em curativos, eles são imprescindíveis para a boa recuperação de uma ferida. Sua função é criar uma barreira física entre a ferida e o ambiente, protegendo assim a lesão do contato com bactérias que podem trazer complicações.

Este blog busca democratizar o conhecimento sobre feridas e os melhores curativos para tratá-las. Desde machucados corriqueiros até os mais graves. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.