Curativo compressivo: você sabe quando utilizá-lo?

curativo compressivo

Foto: Angiologia e Saúde

O curativo compressivo tem o seu momento de uso quando existe uma ferida e você precisa conter o sangramento. Dessa forma, é realizada uma pressão sobre a pele, para que ela pare de sangrar.

Além disso, esse processo de compressão é muito importante para que possa existir um andamento no tratamento da ferida do paciente. Sendo assim, para você entender um pouco mais sobre esse processo do curativo compressivo, acompanhe a gente até o final desse texto!

Sabemos que você irá compreender e entender melhor sobre esse assunto!

Finalidades do curativo compressivo  

Além de ser indicado para estancar sangramentos, o curativo compressivo também é usado para vedar, de forma eficaz, uma incisão. Esse curativo, assim como os outros curativos fechados, faz uma forte barreira entre a ferida do paciente e o ambiente.

Essa vedação serve para impedir uma infecção, que pode acontecer no caso da ferida ficar exposta. Ainda que o paciente esteja em um ambiente limpo, as bactérias podem vir pelo ar.

Elas podem também estar em algum objeto de uso da pessoa ferida, e dessa forma, pode ocorrer uma infecção. Considerando o momento delicado como esse, pode acarretar sérios problemas para o paciente.

Por isso, antes de ser feito, o ferimento deve passar por uma limpeza. Seria um erro fazer um curativo sem antes limpar o ferimento, afinal, a limpeza na ferida liberta resíduos celulares, como:

  • bactérias;
  • exsudado (líquidos que saem da ferida); e
  • materiais purulento (pus).

Ou seja, o curativo e a limpeza do local da ferida são etapas essenciais. Sendo a limpeza o primeiro passo mais importante. Feito essa etapa inicial, o procedimento pode ser iniciado com tranquilidade.

Curativo compressivo

O curativo compressivo tem sua funcionalidade desenvolvida para executar uma hemostasia. Ou seja, manter o sangue circulando nos vasos e, em seu estado líquido.

Dessa maneira, o curativo feito por meio da compressão, faz a hemostasia ser um pouco mais demasiada, estanca sangramentos, e tendem a ser muito bem fechadas, para evitar vazamentos.

Por isso, é comum que ele seja usado em cirurgias de enucleação (devido ao câncer de olho), por exemplo, que é o processo da remoção de todo o globo ocular. E também nas cirurgias de varizes, para vedar as incisões.

Como a cirurgia é um processo extremamente complexo para realizar uma ligadura nos vasos, é muito mais aplicável e menos complexo fazer uso do curativo compressivo.

Esse procedimento também pode ser conhecido por alguns como pressão de repouso, e é considerada segura e confortável para um tratamento a longo prazo.

Usando o curativo compressivo no dia-a-dia

O curativo compressivo, como temos reforçado no decurso do texto, é executado por meio da compressão, onde age estancando a hemorragia. Sendo assim, ele é ótimo para muitas ocasiões onde ocorre uma ferida que tem sangrado de maneira excessiva.

Dessa forma, usar esse método é muito eficaz, porque ele veda com muita eficiência, ainda mais quando feito por alguém que entende sobre o processo, porque dessa forma, o êxito é maior ainda.

Lembrando também, que você não pode usar o curativo compressivo em qualquer lesão, pois ele tem maior eficácia quando utilizado para estancar hemorragias e vedar uma incisão.

Itens necessários para fazer um excelente curativo compressivo

Da mesma forma que para se fazer um bom curativo é exigido itens adequados e necessário, nesse procedimento não é diferente. Os materias mais comuns para esse processo são:

  • luvas;
  • tesoura;
  • gazes;
  • esparadrapo; e
  • soro fisiológico.

Além disso, assim como citado no bloco anterior sobre a importância de se ter um ambiente limpo, como também a importância do curativo, é preciso que não apenas o local esteja higienizado, mas as mãos da pessoa responsável por fazer o curativo, também. E claro, calçar as luvas.

Embora as mãos estejam limpas, é importante usar luvas para evitar infecções, pois sem ela existe o risco de uma infecção na ferida.

Na loja Maconequi você encontra todos os materiais necessários para fazer um curativo perfeito. Por isso, não deixe de visitar o site!

Este blog busca democratizar o conhecimento sobre feridas e os melhores curativos para tratá-las. Desde machucados corriqueiros até os mais graves. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.