Curativo hidrocoloide: quando usar?

curativo hidrocoloide

O curativo hidrocoloide é resistente à água, protegido por poliuretano, durável e prático! Se diferencia por ser um produto versátil, podendo ser usado ​​em vários tipos de feridas.

Porém seu uso é mais adequado para feridas não infectadas, mais superficiais ou com secreção moderada. Nesses casos produzem excelentes resultados.

A grande vantagem dos hidrocoloides é que não precisam ser trocados todos os dias e podem ser mantidos por três dias ou mais.

Quer saber mais? Continue a leitura deste texto e descubra quando e como usar o curativo hidrocoloide!

Características do curativo hidrocoloide

O curativo consiste em uma camada interna autoadesiva hipoalergênica, essa parte contém hidrocoloide, poliisobutileno e conservante; a camada externa de filme de poliuretano, é feita de papel de silicone, que ao entrar em contato com o exsudato da ferida, pode absorvê-lo.

A camada interna é formado por camadas de cobertura sobrepostas, uma das quais inclui um componente de ação gelificante quando entra em contato com líquido.

O gel formado promove o desenvolvimento de um ambiente úmido e favorável ao processo de cicatrização da ferida. À medida que evolui a cicatrização, o curativo pode ser trocado sem prejudicar a formação de novos tecidos.

A camada externa é permeável a gases e vapor d’água, mas pode atuar como uma barreira fechada a líquidos e micro-organismos, ao mesmo tempo em que fornece uma barreira mecânica à ferida.

O curativo é protegido por uma camada de poliuretano e, portanto, à prova d’água, possuindo tamanho, espessura e formas diversas.

Indicações e contra-indicações para o curativo hidrocoloide

De um modo geral, o curativo hidrocoloide é a melhor escolha para o tratamento de escaras e feridas, fornecendo um alto desempenho, maior absorção e duração.

Embora tenham o melhor custo benefício e ofereçam mais conforto aos pacientes, é preciso ficar atento ao seu correto modo de usar.

Eles são adequados para o tratamento de feridas leves a pouco exsudativas, ou seja, que libera pouco líquido do ferimento. Por exemplo:

  • abrasões (arranhões);
  • lacerações superficiais;
  • fissuras na pele;
  • úlceras venosas, arteriais e mistas;
  • feridas geradas por diabetes descontrolada;
  • queimaduras superficiais;
  • feridas pós operatórias;
  • úlceras de pressão.

Além da prevenção de traumas causados ​​por úlceras de pressão, ressecções dermatológicas, áreas doadoras, incisões cirúrgicas e traumas.

Pacientes submetidos a diversas cirurgias em diferentes regiões do corpo, podem apresentar feridas pós-operatórias. Especialmente quando situadas na região abdominal, pedem cuidados para evitar problemas e dificuldades de cicatrização.

Também para os casos de úlceras nas pernas ou queimaduras, o uso de curativo hidrocoloide pode ajudar a resolver o problema mais rapidamente.

Isso ocorre porque o curativo hidrocoloide fornece maior absorção de água e ajudar na cicatrização de feridas leves ou moderadas.

Existem também alguns curativos hidrocoloides que possuem uma membrana superior semipermeável, que evapora líquidos com substâncias que atrasam a cicatrização. Além disso, esses curativos também podem impedir que bactérias e água entrem na ferida, evitando infecções.

Portanto, além de acelerar o processo de cicatrização, os curativos também proporcionam maior conforto aos pacientes. Porém, em alguns casos, estes curativos não são recomendados, como:

  • queimaduras de terceiro grau;
  • feridas com tecido desvitalizado ou necrosado; e
  • feridas que apresentam colonização ou infecção críticas.

Como escolher o curativo?

A escolha do tipo de curativo depende de fatores internos e externos. Os fatores internos relacionam-se à condição de saúde do paciente, idade, nutrição, tabagismo, histórico de doenças crônicas e comorbidades, além da medicação prescrita.

Já os fatores externos envolvem à localização da lesão, tecido afetado, tratamento impróprio, exposição a contaminação, infecção e inflamação prolongada, transtorno de oxigenação local e tensão sobre a ferida.

O tratamento das feridas cutâneas é dinâmico e variável. A ação indicada dependerá da evolução e fase de cicatrização, daí a importância de acompanhamento e opinião profissional.  

O curativo hidrocoloide pode ser selecionado de acordo com o grau de cada ferida, localização e tamanho. Escolha um modelo que se estenda pelo menos três centímetros de diâmetro além da borda da ferida.

Dessa forma, o curativo não toca a ferida e o risco de infecção pode ser evitado. Após escolher o modelo mais adequado, defina também o tamanho apropriado e a quantidade necessária.

O curativo pode ser mantido sobre a ferida de 3 a 7 dias. Entretanto, o paciente deve ficar atento à orientação médica e quantidade de impurezas e células mortas removidas para realizar a troca.

A escolha  de produtos adequados ao tratamento é de grande ajuda e faz toda diferença. Atualmente, existem muitas opções de curativos no mercado. Escolha o produto de acordo com o tamanho e localização da ferida.

As variações relacionadas com o tamanho e marca do produto são grandes, embora existam bons produtos com valor mais em conta.

Feridas de uso crônico costumam exigir uso prolongado a contínuo, isso requer um planejamento financeiro. Compras em maiores quantidades podem gerar descontos ou pagamento facilitado. Vale considerar e avaliar o custo-benefício.

Quero adquirir um curativo hidrocoloide, como faço?

Atualmente, existem muitas opções de curativos no mercado. O mecanismo do curativo hidrocoloide é diferenciado: estimula a angiogênese, isto é, a formação de  novos vasos sanguíneos, que aceleram o processo de cura.

O primeiro passo é escolher um modelo e tamanho cujo diâmetro permita que a borda se afaste pelo menos 3 cm  da ferida.

Você sabia que um curativo pode ter tantas vantagens? Agora que já sabe e conhece os tipos de curativos hidrocoloides acesse o  site da Maconequi e escolha a melhor opção para você!

Este blog busca democratizar o conhecimento sobre feridas e os melhores curativos para tratá-las. Desde machucados corriqueiros até os mais graves. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.