Curativo oclusivo e semi oclusivo: qual é a principal diferença entre eles?

curativo oclusivo

O curativo oclusivo não possibilita a entrada de ar ou líquido, atua como barreira mecânica, evita a perda de fluidos, promove isolamento térmico e sela feridas para prevenir enfisema e crostas.

Já o curativo semi oclusivo é absorvente e geralmente usado em feridas cirúrgicas, tubos de drenagem e outras feridas para absorver o exsudato (líquido que sai da ferida) e isolá-lo da pele saudável ao redor.

Os curativos são projetados para simplificar o processo de cicatrização da ferida e evitar contaminação e infecção, limpando e cobrindo a ferida.

No entanto, cada curativo tem composição própria, função específica e é planejado para tratar diferentes feridas.

Saiba mais a respeito lendo este artigo e descubra porque essas informações são importantes!

Curativos Semi oclusivos ou Oclusivos: qual é o curativo adequado à lesão?

É necessário fazer opção criteriosa entre o curativo semi oclusivo que será melhor absorvente, sendo muito utilizado em feridas cirúrgicas, drenos e feridas exsudativas ou curativo oclusivo que atua como barreira mecânica, impedindo a perda de fluídos, promove isolamento térmico e veda a ferida.

Dependendo do tipo de ferida, o curativo oclusivo pode ser indicado quando a pele atingida precisa respirar e ser exposta ao ar. Nesse caso se houver um leve sangramento ou secreção, o curativo pode absorvê-lo sem entrar em contato novamente com a ferida.

Quando é conveniente o contato da pele com o meio externo e um completo isolamento de bactérias e fungos ao mesmo tempo, o curativo oclusivo é uma ótima solução, por ser totalmente fechado.  

O curativo precisa absorver totalmente o líquido composto por sangue, secreção e pus. Esses líquidos, chamados de exsudato, são comuns nos ferimentos, estão ligados à lesão e a evolução das etapas de cicatrização.

Deve ser capaz também de regular a temperatura da pele, ou seja, produzir isolamento térmico. A pele atingida e o leito da ferida não devem ficar febris, mas se esfriarem abaixo da tempertura ideal, isso poderá impedir a condução de sangue e agentes cicatrizantes ao local atingido. Lembrando que a temperatura ideal é de 37° C.

O que se deve levar em conta para fazer a escolha adequada?

É importante considerar que as feridas ou lesões podem atingir 4 graus de afetação:

  • Grau I – comprometimento da epiderme: a superfície da pele, parte visível, sofre alterações na cor e a textura pode ficar dura;
  • Grau II – perda parcial de tecido da epiderme ou derme: a derme é a camada abaixo da epiderme, essa lesão apresenta escoriações ou formação de bolhas;
  • Grau III – atinge a epiderme, derme e hipoderme;
  • Grau IV – atinge todas as camadas da pele e tecidos profundos.

Alguns sinais devem ser observados para avaliar a evolução do quadro da lesão: cicatrização lenta, intensidade de dor, aumento de exsudato, alteração da cor, piora do quadro, temperatura, pus e odor.

Obviamente esses fatores e sinais indicam os estágios da lesão, o grau de contaminação, ou nível de comprometimento. Eles são determinantes na condução do tratamento e escolha de curativos.

Os graus de contaminação das feridas variam de 1 a 4.

  • Grau 1: podem ser limpas, produzidas por intervenções cirúrgicas, a possibilidade de infecção é de até 5%.
  • Grau 2: vão de limpas-contaminadas a potencialmente contaminadas, com risco de infecção entre 3 e 11%.
  • Grau 3: atingem de 10 a 17%, as feridas de grau 3 já apresentam quadro inflamatório.
  • Grau 4: os sinais de infecção nesse grau são marcantes e inconfundíveis, pus amarelo a amarelo-esverdeado, mau-cheiro, agravamento do aspecto, cor e tamanho podem mudar e os sintomas avançam ao redor da ferida.

4 tipos de curativos e indicações:

  1. Curativo de alginato: lesões com possível contaminação, necrose, média a alta exsudação. Recomenda-se a oclusão através da sobreposição de outro curativo;
  2. Curativo hidrocoloide: feridas não infectadas, baixa a média exsudação, tecido necrosado;
  3. Curativo com carvão ativado: feridas com odor, infecionadas e com presença de pus.
  4. Curativo com hidrogel: queimaduras de segundo grau e necroses, mantém a área úmida e auxilia na revitalização de tecidos.

Cuidados adequados com os curativos

O curativo deve ser trocado de acordo com a orientação médica, no tempo determinado pelo profissional, todos os dias ou de acordo com o aspecto externo.

A aparência pode ser um indicador da necessidade de troca: umidade excesiva e vazamento de secreção geram odor, que tende a desaparecer após limpeza e substituição do curativo.

Se a ferida for pequena e o curativo puder ser trocado em casa, preste atenção na limpeza do curativo, mantenha as mãos e o local limpos, bem como os materiais utilizados, que devem ser descartáveis e cuidadosamente armazenados.

Se a ferida for muito grande, o sangramento tende a ser forte, doloroso, aberto e requer suturas. Nesse caso não faça curativos e nem aplique emplastros ou remédios caseiros nela.

A assistência adequada e tratamento precoce adiantam o processo de cicatrização e cura. De outra forma ferimentos maltratados ou ignorados podem se agravar e levar até mesmo à amputação. Não vale a pena se arriscar.

Conclusão

Cada tipo de lesão, úlcera ou ferida deve ser especialmente acompanhado. A técnica profissional potencializa o efeito do curativo, mas se a lesão for crônica ou precisar de tratamento demorado, então a troca caseira e os cuidados domésticos podem ser ideais.

É possível que o próprio paciente aprenda a cuidar de si mesmo sozinho ou com a ajuda de alguém de sua convivência. Poderá dessa forma evitar idas frequentes à unidade de saúde. No entanto, tudo depende da opinião médica e a avaliação profissional regular ainda é recomendada.

Gostou das nossas informações? Para adquirir curativos oclusivos, semi oclusivos ou curativos em geral, não deixe de conferir a loja Maconequi que oferece os melhores produtos com os melhores preços. Até a próxima!

Este blog busca democratizar o conhecimento sobre feridas e os melhores curativos para tratá-las. Desde machucados corriqueiros até os mais graves. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.