Ferida na boca: o que pode ser e como tratar?

Uma ferida na boca traz muito desconforto, prejudica a fala e até mesmo a alimentação. Mas o que causa uma ferida na boca e como tratá-la?

Para responder essas e outras perguntas relacionadas, elaboramos este texto especialmente para você. Acompanhe e saiba mais.

O que pode ser uma ferida na boca?

Uma ferida na boca pode ser uma afta, um simples machucado, uma irritação ou até mesmo uma infecção causada por vírus, ou bactérias.

Em casos mais raros, a ferida também pode indicar situações mais graves, como o líquen plano, sífilis, cancro mole oral, lúpus ou úlceras.

As úlceras podem ser provocadas por reação a certos medicamentos, como anti-inflamatórios ou quimioterapias, por exemplo.

Por isso, quando a ferida na boca surge, é necessário procurar um médico ou dentista para que ela possa ser examinada e recomendado o melhor tratamento.

Geralmente, estas lesões desaparecem em cerca de 7 a 10 dias, quando sua causa é resolvida. Entretanto, em situações mais complicadas, pode ser necessário o uso de medicamentos como antibióticos, corticoides ou imunossupressores.

As principais causas de ferida na boca e como tratar cada uma delas

1. Aftas (estomatite aftosa)

Uma ou várias úlceras arredondadas que costumam ser pequenas e arredondadas. Elas podem surgir em qualquer local da boca, como lábio, língua, bochecha, palato ou, até mesmo, na garganta, causando muita dor e dificuldade para comer e falar.

Ela pode surgir devido ao consumo de alimentos cítricos, mordidas, alteração do pH da boca por má digestão, carência de vitaminas, alergia a medicamentos, estresse ou desequilíbrios do sistema imune.

Elas podem sumir sem a necessidade do uso de medicamentos. Porém, quando são dolorosas podem ser usadas pomadas anestésicas, corticoides tópicos, ou agentes cicatrizantes.

No mais, a melhor forma de evitar aftas é por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, bem como fortalecimentos do sistema imune.

2. Herpes labial

A herpes labial é provocada por um vírus quando há contato com secreções das lesões ativas de outras pessoas.

As lesões decorrentes da herpes labial são caracterizadas por pequenas bolhas que são dolorosas e podem estar acompanhadas de vermelhidão, coceira e ardência. A boa notícia é que elas costumam desaparecer em até 14 dias.

Para o tratamento desse tipo de ferida na boca é indicado o uso de medicamentos antivirais em forma de comprimido ou pomada e também pomadas anestésicas.

3. Machucados

Pequenos ferimentos na boca podem acontecer e também incomodar bastante. Uma mordida acidental, aparelhos dentários e a escovação exagerada dos dentes pode acabar machucando sua boca.

Até mesmo alimentos muito quentes ou muito frios podem causar uma ferida na boca decorrente de uma queimadura térmica, sem falar que algumas substâncias também podem irritar a boca.

Esse tipo de ferida na boca costuma cicatrizar em poucas dicas. Mas se estiver incomodando muito, procure o dentista para que ele indique uma pomada que ajude na cicatrização.

4. Doenças que podem causa ferida na boca

Algumas das doenças sistêmicas podem estar relacionadas ao surgimento de feridas na boca, como, por exemplo:

  • Doença de Behçet;
  • Líquen plano;
  • Pênfigo;
  • Eritema multiforme;
  • Lúpus eritematoso;
  • Doença celíaca,
  • Doença de Crohn;
  • Câncer.

Doenças auto-imunes e gastrointestinais também causam ferida na boca e podem vir acompanhadas de outros sintomas. Estes são: febre, perda de peso, cansaço, diarreia ou outras lesões no corpo, por exemplo, na região dos genitais.

Nesses casos, é preciso de acompanhamento de um médico e o uso de medicamentos específicos, que podem incluir corticoides, imunossupressores ou quimioterapia.

As feridas na boca podem ser causadas por reações a medicamentos, que causam inflamação na mucosa da boca e podem provocar ulcerações. Nesse caso, a simples substituição dos remédios já é capaz de trazer a melhora desejada.

Por fim, feridas na boca também podem ter como causa bactérias, como as que provocam gengivite, sífilis ou cancro mole, por exemplo.

Quer saber mais sobre feridas?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre ferida na boca, que tal conferir outros conteúdos aqui do blog que podem ser muito úteis para você?

Sugerimos a leitura dos artigos Kit primeiros socorros: qual é sua importância e como montar um? e Tipos de feridas na pele: aprenda quais são e como tratá-las.

Este blog busca democratizar o conhecimento sobre feridas e os melhores curativos para tratá-las. Desde machucados corriqueiros até os mais graves. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.