Tipos de coberturas para curativos: qual é o melhor para cada ferida?

tipos de coberturas para curativos

Para diferentes feridas, vários tipos de coberturas para curativos. Esta diferenciação é fundamental para um tratamento adequado. Nos hospitais, os médicos e enfermeiros indicam distintas formas de se fazer curativos, aos seus pacientes. Em casa, não deve ser diferente.

Isso porque, depois que o paciente é liberado pelos hospitais os cuidados precisam permanecer durante o dia a dia. Vale ressaltar que o critério para a escolha dos tipos de coberturas para curativos é o nível de contaminação que o ferimento apresenta.

Por este motivo, vamos apresentar os tipos de curativos usados em cada situação, no decorrer deste artigo. Boa leitura!

Conheça os principais tipos de coberturas para curativos

Os tipos de coberturas para curativos podem ser identificados de formas distintas. Na sequência, você confere as especificações dos 5 principais tipos de coberturas para curativos.

1. Alginato

Este tipo de curativo é altamente eficaz na absorção de secreções expelidas por determinadas feridas. Este processo é chamado de exsudação. Estes curativos apresentam em sua composição, algas que absorvem esta secreção, até que ela se torne um gel.

Para surtir este efeito, o curativo é aplicado diretamente sobre o ferimento e é afixado com gaze e esparadrapo.

2. Carvão ativado

Os curativos produzidos a base de carvão ativado são potentes inibidores da proliferação de bactérias. A presença da prata exerce ação bactericida, eficiente no tratamento das feridas com mau odor, pus e infecção.

3. Hidrogel

Os curativos com hidrogel também ajudam a manter a umidade do local e facilita o descolamento das feridas necrosadas, de forma indolor. Ele é muito utilizado em tratamentos de úlceras, queimaduras de segundo grau e necroses.

4.  Hidrocolóide

Os curativos a base de Hidroclóide são recomendados para o tratamento de feridas com pouca secreção e que não apresentam infecções.  Com ele é possível manter o local limpo, protegido e úmido.

Estes tipos de coberturas para curativos são à prova d’água e podem ficar por mais de um dia, dependendo da marca.

5. Antissépticos

Estes são os mais utilizados entre os curativos. Apesar de serem simples, mantém perfeitamente a limpeza e evita que as bactérias se proliferem.

Entre os mais frequentes, está o álcool 70% e os produzidos à base de clorexidina. As exceções são: éter e a água oxigenada.

Entenda o que configura uma ferida e a importância de dispor de diferentes tipos de coberturas para curativos em casa

A ferida consiste na interrupção da continuidade do tecido da pele. Quando executada de forma calculada, amparada pelos cuidados básicos, assume um papel cirúrgico.

No entanto, o aparecimento repentino e de dentro para fora, é considerado uma patologia. É possível ainda, que a ferida seja traumática, no momento em que ela surge de fora para dentro.

Levando em conta que cada tipo de ferida requer uma forma de tratamento distinto, que não se resume aos cuidados hospitalares, mas a continuidade dos procedimentos em casa.

Abaixo, você entenderá melhor a importância de ter estes tipos de coberturas para curativos em casa.

Por que ter estes tipos de curativos em casa?

Os materiais básicos para qualquer curativo são: antisséptico, algodão e gaze. No entanto, eles nem sempre são suficientes para um tratamento que cure o paciente.

Neste caso, é necessário dispor de curativos específicos ao tipo de ferida, para que o tratamento possa ter sequência em casa.

Além disso, os imprevistos surgem a todo momento, principalmente com crianças e idosos. Dessa forma, um kit de primeiros socorros torna-se indispensável.

Talvez, o procedimento momentâneo não seja suficiente para tratar a ferida em sua totalidade, mas, paliativamente, pode evitar danos maiores.

Tenha sempre equipamentos de primeiros socorros em casa. Assim, fica mais fácil preservar a si e aos seus familiares de eventuais problemas.

Você pode dispor dos mais variados tipos de coberturas para curativos em sua casa. Dessa forma, os tratamentos podem ter continuidade de forma segura para o paciente.

Os equipamentos utilizados no hospital e em casa precisam seguir o mesmo padrão de qualidade, para que as feridas se curem mais rapidamente.

Para obter os produtos de melhor qualidade, você pode contar com a Maconequi. A distribuidora de insumos oferece os melhores preços e condições. Aliados à qualidade. Corra para o site!

Este blog busca democratizar o conhecimento sobre feridas e os melhores curativos para tratá-las. Desde machucados corriqueiros até os mais graves. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.