Tipos de curativos: conheça os principais tipos e saiba qual utilizar

tipos de curativos | curativo hidrocoloide transparente

Quando nos machucamos em casa, geralmente é uma ferida superficial e um simples band-aid resolve. Mas e se for uma queimadura ou um machucado um pouco mais grave? Qual dos tipos de curativos é a melhor opção?

Para cada tipo de ferida existe um tipo de curativo específico para fazer o tratamento de forma mais eficaz possível. Para feridas mais graves, o médico irá prescrever o curativo ideal, mas é interessante você conhecer os tipos disponíveis no mercado.

Por exemplo, você sabia que existe um curativo com ibuprofeno que, além de cuidar da ferida, ainda alivia essas dores de feridas abertas e dolorosas?

Pensando nisso, trouxemos hoje os principais tipos de curativos e para que eles são indicados. Confira!

Principais tipos de curativos

Para começar, podemos dizer que os curativos podem ser passivos, bioativos, abertos, oclusivos secos, oclusivos úmidos, oclusivos compressivos e interativos.

  • Curativo passivo: tem como função apenas proteger a ferida. 
  • Bioativos: são aqueles que estimulam a cicatrização da ferida.
  • Curativos abertos: como o nome já diz, deixa a ferida exposta. 
  • Oclusivos secos: são curativos fechados e secos usados para proteger a ferida.
  • Oclusivos úmidos: são curativos fechados, porém umedecidos com soro fisiológico, cremes, pomadas ou alguma outra solução prescrita. 
  • Oclusivos compressivos: são curativos fechados que comprimem a ferida por meio de bandagens ou cintas elásticas.
  • Interativos: são os curativos que ajudam no controle ambiental da ferida para ajudar na restauração do tecido.

Os principais tipos de curativos são interativos. Hidrocoloides, hidrogéis, espumas, filmes e alginatos de cálcio são os exemplos que veremos agora.

Curativo hidrocoloide

O curativo hidrocoloide tem como característica uma maior absorção da umidade, auxiliando na cicatrização de feridas de grau leve ou moderado, e é a prova d’água.

Ele pode ser encontrado em diversos tamanhos, espessuras e formatos. O indicado é que o curativo seja, no mínimo, 3 centímetros maior que a ferida para evitar o risco de infecções.

O hidrocoloide também é perfeito para partes do corpo que são mais difíceis de fazer curativos, como o cotovelo. E deve ser trocado em até 7 dias de uso, dependendo da quantidade de impureza eliminada pela ferida.

As contraindicações para o uso desse curativo são casos de queimaduras de terceiro grau, feridas com tecido desvitalizado ou com necrose e feridas colonizadas ou infectadas.

O curativo hidrocoloide pode ser usado em feridas limpas e sem infecções, com pouca ou nenhuma exsudação, leves ou moderadas, com pouca espessura e que o processo de cicatrização já tenha terminado.

Alguns exemplos são: escoriação na pele, ferida pós operatória, queimadura superficial e úlcera na perna ou de pressão.

Curativo hidrogel

O hidrogel é um gel feito de água misturada com compostos como glicerina ou aloé vera para manter úmida uma ferida que é seca, sendo assim, contribuindo para a cicatrização. Ele também dá sensação de frescor, ótimo para queimaduras.

Esse gel pode ser encontrado em formato de curativo já pronto para uso ou em pomadas. No caso da pomada, o curativo é feito aplicando o gel em uma película ou gaze para cobrir a ferida.

Como esse é um curativo feito de água, ao cobrir uma ferida seca é preciso ficar atento para não deixar o curativo cobrindo uma parte da pele sadia, pois pode deixar a pele macerada.

Por isso, outra contraindicação é o uso em feridas úmidas. O excesso de líquido pode prejudicar o processo de recuperação da ferida.

O curativo hidrogel pode ser usado em queimaduras leves, queimadura de radiação, feridas secas e ferimentos com tecido de granulação.

O uso da pomada, além das indicações acima, também é recomendado para úlceras por pressão, venosas ou arteriais, feridas com perda parcial de tecido e proteger o osso exposto em caso de acidentes mais graves.

O curativo pode ser trocado a cada 4 dias, podendo mudar esse tempo de acordo com a prescrição do médico.

Curativos de espumas

Os curativos de espuma geralmente são feitos de poliuretano semipermeável e tem como característica uma área de contato não aderente e a permissão de entrada de vapor de água (sem bactérias).

Como a área de contato não gruda, é mais fácil removê-lo sem causar dores e traumas na pele e na ferida. Já a entrada de vapor de água permite umidificar a área e facilitar a cicatrização.

Os curativos de espuma podem ser encontrados com componentes ativos como ibuprofeno, prata e silicone. Cada um deles é mais eficaz para determinado tipo de ferida.

  • Ibuprofeno: ideal para reduzir a dor da ferida, como o BIATAIN IBU.
  • Prata: ideal para o controle de infecções, como o BIATAIN AG.
  • Silicone: ideal para cicatrização de feridas exsudativas, com o BIATAIN Silicone.

As contraindicações para o uso do curativo de espuma são em casos da ferida drenar muito líquido, fazendo a pele ao redor macerar, ou drenar muito pouco ou nenhum líquido, deixando a ferida ressecada.

Entretanto, o curativo pode ser usado em casos de escoriações, queimaduras leves, cortes (cirúrgicos ou não), feridas infectadas, úlceras, feridas que precisam de terapia por pressão negativa, locais de traqueostomia ou gastrostomia.

A troca pode ser feita em até 7 dias, dependendo da quantidade de exsudato. Um profissional da saúde pode fazer uma avaliação e orientar melhor.

Curativo de filme transparente

Esse curativo é um filme de poliuretano transparente com adesivo hipoalergênico. Ele pode ser usado em feridas, para proteger a pele ou fixar algum dispositivo no paciente.

Em feridas, ele mantém o leito úmido e apresenta permeabilidade seletiva. Na proteção da pele, ele evita possíveis danos por contato mecânico ou de fluidos. E na fixação, pode ser usado em dispositivos como cateteres periféricos e centrais.

O curativo de filme transparente adere muito bem em superfície seca e se adapta aos contornos do corpo. Também é muito utilizado na proteção de tatuagens e feridas cirúrgicas ou fixação de curativos primários ou secundários.

A contraindicação para o uso desse curativo são em casos de cateteres e feridas infectados, feridas profundas ou feridas exsudativas.

A frequência de troca pode ser, em média, a cada sete dias ou de acordo com as prescrições médicas.

Curativo de alginato

O curativo de alginato é uma fibra de não-tecido impregnada com alginato de cálcio e sódio. Ele é ideal para o tratamento de feridas abertas, com sangramento, infectadas ou não.

A reação do cálcio presente no curativo com o sódio do sangue e da secreção da ferida promove uma limpeza na região da ferida, contribuindo para a granulação.

O curativo absorve a secreção, mantendo a umidade do local para garantir uma boa cicatrização, e faz com que a hemorragia seja interrompida mais rapidamente.

Como contra indicação, queimaduras e lesões superficiais que apresentam pouca ou nenhuma secreção não devem usar esse tipo de curativo.

O curativo de alginato é ideal também para feridas com ou sem formação de tecido necrótico (menos em caso de necrose seca).

A frequência de troca desse curativo é de, em média, 24 horas, dependendo da quantidade de secreção. Caso a ferida esteja infectada, é obrigatório trocar a cada 24 horas.

Onde consigo comprar esses tipos de curativos?

Nas lojas Maconequi, você encontra todos os tipos de curativos citados nesse artigo e muitos outros. Agora que você sabe como cada um deles funciona, será mais fácil escolher o curativo ideal para você ou para a pessoa que você está cuidando.

Leia mais: Tipos de coberturas para curativos: qual é o melhor para cada ferida?

A Maconequi entrega seus produtos em todo Brasil e tem as melhores marcas e preços do mercado. Vale a pena conferir!

Este blog busca democratizar o conhecimento sobre feridas e os melhores curativos para tratá-las. Desde machucados corriqueiros até os mais graves. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.